O clima e os bastidores da saída de Lionel Messi do Barcelona não foram dos melhores e após tanto tempo de uma parceria multicampeã, a relação entre ambos acabou estremecida. Mas uma revelação recente do presidente do Barça, Joan Laporta, encheu os torcedores catalães de esperança. Ele disse que conversou com o pai de Lionel Messi sobre uma homenagem ao craque argentino, cuja saída do clube catalão deixou uma “sensação triste”, segundo ele.
“Nós nos encontramos (com Jorge Messi). Dei os parabéns pela vitória da Argentina (na Copa do Mundo de 2022) e conversamos sobre uma homenagem a Leo [Messi]”, afirmou Joan Laporta, que evitou, no entanto, se referir a uma eventual volta do astro ao Barça.
“Não quero falar de um possível retorno por respeito ao jogador e ao Paris Saint-Germain”, disse Laporta, lembrando da saída de Messi do Barcelona e afirmando que “tinha que tomar essa decisão”.
“A instituição está acima de jogadores, treinadores e presidentes, e não tínhamos Fair Play Financeiro. Gostaria que ele continuasse e não soube como fazer. Tive que escolher e escolhi a instituição”, salientou Laporta em declarações à agência de notícias AFP.
Sem Messi, renovações de Xavi e Busquets estão em pauta no Barcelona
Joan Laporta também falou sobre desejo de renovar o contrato do técnico Xavi Hernández, já que ele “está indo muito bem” à frente da equipe. O atual contrato do treinador vai até junho de 2024.
“Tem que renovar porque ele jogou, conhece a casa e defende o estilo genuíno do Barça. Ele é um homem que não dá um passo maior que a perna, que não pede loucuras e compreende a situação do clube”, afirmou Laporta, que também quer renovar com o veterano Busquets.
“Ele é fundamental no vestiário, tem uma maneira de jogar que cria o nosso sistema e Xavi quer que continue”, disse.