Presidente da Fifa pega todo mundo de surpresa e faz promessa que muitos queriam ouvir

A Fifa anunciou recentemente diversas mudanças que vão impactar o futebol nos próximos anos, como a criação do Super Mundial de Clubes e a divulgação do calendário até o ano de 2030. Mas os amantes de e-sports não ficaram de fora e também tem notícias para celebrar.

Isso porque, Gianni Infantino, presidente reeleito da entidade máxima do futebol, a Fifa, quer ir além de mais receitas e a criação de torneios em seu novo ciclo. O cartola se manifestou também sobre o futuro da entidade na indústria dos videogames, incluindo a tradicional franquia Fifa.

Com o famoso “novidades em breve”, Gianni Infantino disse que a Fifa seguirá firme com sua franquia de futebol virtual, mesmo sem a parceria bem-sucedida de mais de 3 décadas com a Electronic Arts (EA):

“Os próximos jogos de Fifa – 25, 26, 27 e assim por diante – serão os melhores. Teremos novidades muito em breve”, revelou o cartola, sem dar mais detalhes e aguçando a curiosidade dos amantes de e-sports.

A longa e bem sucedida parceria entre Fifa e EA

Gianni Infantino se refere ao fato de que Fifa deixará de ser um produto em conjunto com a EA a partir deste ano. Fifa 23 foi o capítulo final de uma longa (e lucrativa jornada) nos moldes atuais de uma das franquias mais populares do mundo dos games. A relação entre Fifa e EA acabou por conta de questões financeiras, e as antigas parcerias resolveram seguir de forma independente.

A EA já tem em curso o lançamento de seu game próprio, o EA Sports FC, e se movimenta para ter licenças importantes em sua nova franquia. Do lado da Fifa, aguardamos as “novidades”, já que a entidade terá que contar com uma nova desenvolvedora em seu game próprio.

Entre os candidatos a novo parceiro da Fifa estão a Konami (e seu eFootball), a 2K (que produz com competência NBA 2K), Strikerz (e seu UFL) e o ainda misterioso Goals.

Vale ressaltar que em sua manifestação, Gianni Infantino não citou diretamente Fifa 24, o sucessor natural do atual Fifa 23, que teria como setembro o provável mês de seu lançamento. Será que a entidade terá um ano “sabático” para só então voltar ao mercado com Fifa 25 em 2024?