Premier League: Como surgiu a liga milionária do futebol inglês?

Durante os anos 1980, o futebol inglês vivia um péssimo momento. Estádios com estrutura cada vez mais precária, violência das torcidas fugindo do controle da segurança pública e episódios catastróficos fizeram com que uma liga independente fosse criada.

Após 29 edições da nova liga nacional do futebol inglês, a Premier League, contamos a história do surgimento e popularização do maior e mais rentável campeonato nacional de clubes do mundo, que arrecada aproximadamente 5,8 bilhões de euros nos dias atuais.

Antes: Precariedade nos estádios e a violência dos Hooligans

De 1888 a 1992, a elite do futebol inglês disputava a Football League First Division. Com a modernização das transmissões por televisão na década de 1960, a liga não deu muita importância para investidores e patrocinadores do torneio, o que acabou acarretando em uma defasagem dos estádios, que tinham a sua renda, junto aos clubes, gerada única e exclusivamente a partir das bilheterias. 

No final dos anos 1980, a violência nos estádios e arredores em dias de partida por parte dos Hooligans, torcedores vândalos e agressivos, só aumentava. Dois episódios envolvendo torcedores Hooligans do Liverpool foram decisivos para a criação da Premier League.

O primeiro caso determinante ficou conhecido como “Tragédia de Heysel”, ocorrida na final da UEFA Champions League de 1985, no Estádio do Heysel, na Bélgica. A final seria disputada entre Liverpool e Juventus, houve uma mobilização policial antes da partida para evitar futuras hostilidades por parte das torcidas. Muito antes do início da partida, as torcidas já entravam no estádio, os Hooligans ingleses ocuparam um espaço que não deveriam ter ocupado, ficando a poucos metros de distância da torcida italiana. 

Em trinta minutos de partida, iniciou-se uma guerra entre as torcidas, provocada pelos Hooligans de Liverpool. As proporções se tornaram incontroláveis, 39 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas, ninguém foi preso. A Juventus venceu a partida e conquistou o título com gol de pênalti de Michel Platini.  A UEFA penalizou clubes ingleses com cinco anos de suspensão em competições europeias, o Liverpool foi penalizado com seis anos.

Em 15 de abril de 1989, o segundo caso que reforçaria a criação da nova liga aconteceu. Durante o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, pelas semifinais da Copa da Inglaterra, os organizadores da partida acabaram abrindo as saídas do Estádio Hillsborough, em Sheffield, que tinha péssimo estado de conservação. O estádio superlotou e 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e outros 766 ficaram feridos.

Início de uma nova era na primeira divisão do futebol inglês

Teve início uma mobilização por parte dos clubes ingleses em consequência dos acontecimentos e da falta de organização da Football League First Division. No final da temporada 1990-91, os 24 clubes da elite do futebol inglês entregaram uma proposta sobre a criação de uma liga independente, com a promessa de um aumento exponencial de receita para os clubes e de estrutura para o futebol do país. Foi então criada a “The F.A. Premier League”, que dava uma independência comercial para clubes negociarem direitos de transmissões e patrocinadores.

Em 27 de maio de 1992, a Premier League passou a operar de forma independente. Hoje, o campeonato é transmitido para mais de 120 países, é o campeonato nacional de futebol mais conhecido e mais consumido do mundo. As receitas da liga são divididas entre cinquenta por cento igualmente para todos os clubes, vinte e cinco por cento para clubes mais frequentes em transmissões de televisão e os vinte e cinco por cento restantes destinados para méritos esportivos. 

Os maiores campeões da Premier League

Em 29 edições da badalada Premier League, sete clubes já levantaram a taça. O Manchester United lidera a lista com 13 conquistas da Premier League, logo após vem o Chelsea com 5 taças, Manchester City com também 5 taças, Arsenal com 3, Blackburn Rovers com 1, Leicester com 1 e Liverpool com 1.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.