Romário foi o grande nome do Brasil na Copa do Mundo de 1994, que terminou com o jejum de 24 anos sem títulos da Seleção Brasileira. O Baixinho não esteve presente nos Mundiais de 1998 e 2002, embora ainda tivesse idade boa para o torneio. No primeiro estava lesionado e no segundo, não foi chamado por escolha do técnico Felipão.
Mesmo que não estivesse presente com o grupo que conquistou o pentacampeonato, Romário foi importante para a conqusita da quinta estrela. Ronaldo Fenômeno explicou no Canal GB a inspiração para fazer o gol na semifinal da Copa do Mundo contra a Turquia. Ele estava com um problema físico e precisou chutar de bico para marcar o gol da vitória por 1×0.
“O Romário foi um dos primeiros que vi introduzindo recursos do futsal no campo e eu achava muito difícil. A bola é maior e se pega embaixo ela vai longe, é um chute feio”, disse ele à Galvão Bueno. “Eu sempre via o Romário dando aquele chutinho de bico mais em cima da bola e eu com a lesão no adutor, já fui pro jogo pensando que se tivesse a chance bateria de bico”, completou.
A não convocação do Baixinho para a Copa de 2002 gerou polêmica e muita gente não entende, mas com a conquista do título, Felipão deixou de ser tão questionado sobre o tema. Embora Romário não tenha jogado, deixou sua contribuição para o título conquistado no torneio da Coreia do Sul e do Japão.