Possível salário de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 é maior do que o imaginado

No dia 8 de dezembro de 2024, Gabriel Bortoleto venceu a Fórmula 2, no circuito Abu Dhabi. Como consequência do triunfo, o brasileiro representará o país na Fórmula 1 ao lado de nomes como Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Apesar de possuir apenas 20 anos, o piloto terá vencimentos próximos a R$ 9,9 milhões por temporada.

Mostrando uma destreza que pode trazer frustos ao Brasil, Bortoleto venceu, como estreante, os títulos do Mundial de Fórmula 3 e Fórmula 2. Piloto da Sauber, a remuneração inicial de Gabriel será similar ao que foi desembolsado ao chinês Guanyu Zhou. Porém, é válido ressaltar que as cifras exatas não foram oficialmente definidas pela escuderia suíça.

Confiando no potencial do brasileiro, a Sauber assinou contrato com o piloto até 2026, tendo como parceiro Nico Hülkenberg. Embora seja sua primeira edição na Fórmula 1, Bortoleto tem motivos de sobra para se orgulhar. A nível de ciência, Gabriel é o primeiro piloto do Brasil a atuar nas pistas automobilísticas desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017.

Comentarista de Fórmula 1 frusta desempenho de Bortoleto

Ainda que os holofotes estejam direcionados à estreia do brasileiro na Fórmula 1, prevista para ocorrer no dia 16 de março, no Grand Prix da Austrália, o comentarista Reginaldo Leme jogou um balde de água fria em cima dos torcedores. Em sua análise, Gabriel Bortoleto não possui chances de faturar o título mundial em 2025, podendo pensar na possibilidade a partir de 2026.

“Ele está na pior equipe da Fórmula 1. Claro que eu acho que ele e os engenheiros juntos vão fazer a saber evoluir. Com certeza (podemos sonhar com o título). Claro que vai depender muito da Audi, uma equipe estreante. Mas com os técnicos que ela contratou, um deles o Mattia Binotto, ex-Ferrari, dá para apostar que, no primeiro ano, a Audi venha bem. E aí é esperar pra ver o Bortoleto crescer”, avaliou o comentarista.