Possível rebaixamento de Vasco ou Santos pode mudar os planos da Globo para 2024

O Campeonato Brasileiro de 2023 segue repleto de emoções, e já na próxima quarta-feira (6), será realizada a última rodada do torneio, a 38ª. Mesmo restando apenas um compromisso, dois clubes ainda possuem chances matemáticas de título, e resta uma vaga na zona de rebaixamento. No Z-4, Bahia, Vasco da Gama e Santos, ainda acumulam a oportunidade de queda.

Pensando nisso, a Globo pode aguardar a definição de rebaixamento, para iniciar a conversa de renovação pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. O último acordo foi finalizado junto à decisão da Segunda Divisão, que definiu os acessos de Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO. Ainda pensando na Segunda Divisão de 2024, América-MG, Coritiba e Goiás já estão confirmados.

A Globo entende que, caso Santos ou Vasco da Gama caiam para a Série B, a audiência e os ganhos seriam maiores, principalmente em comparação aos tamanhos da torcida. O maior problema para a emissora, é que a ESPN também está interessada na programação, mesmo sem uma definição sobre a última equipe rebaixada. Por isso a disputa pode ser acirrada.

Vasco pode acompanhar resultado do Bahia

A Brax, agência responsável pelos direitos de negociação da Série B até 2026, inicia conversas para que o canal da Disney consiga realizar de dois a três jogos exclusivos por rodada na próxima temporada. As partes já se encontraram para estudarem sobre o assunto e a expectativa é positiva, considerando um acordo já em dezembro. A Globo já está ciente das possibilidades.

Atualmente, o Bahia é dono da 17ª posição, acumulando 41 pontos, correndo o maior risco de rebaixamento, especialmente por seu último adversário. O Tricolor enfrentará o Atlético-MG, o segundo colocado na tabela. Enquanto isso, o Vasco da Gama é o 16º colocado, dono de 42 pontos, enquanto o Santos é o 15º, acumulando 43 pontos.