O ano de 2024 iniciou a todo vapor no futebol brasileiro, no entanto, não é diferente para o esporte no exterior. Nesta quinta-feira (25), uma importante notícia chegou sobre o ídolo da Ucrânia, Andriy Shevchenko, que foi escolhido como o novo presidente da Associação Ucraniana de Futebol, algo que surpreendeu os torcedores locais e dividiu opiniões.
Vale ressaltar que o ex-jogador era o único candidato e foi aprovado de maneira satisfatória, com o voto dos 93 delegados presentes, em congresso extraordinário da entidade, em Kiev. Shevchenko chega para ocupar a posição deixada por Andriy Pavelko, que está sob custódia, lidando com uma suspensão de aproximadamente um ano, por acusações de corrupção e peculato.
Ainda dentro dos gramados, atuando como jogador, Shevchenko defendeu a camisa de apenas três times durante toda a carreira: Dínamo de Kiev, Milan e Chelsea. Assim, venceu a Bola de Ouro de 2004 e foi o primeiro ucraniano a conquistar a ficar com a taça da Champions League, em 2002/03, ambas enquanto atuava ao lado do time italiano, onde também se tornou ídolo.
Shevchenko terá importante missão na Ucrânia
Além disso, os números individuais são extremamente positivos, sendo o maior artilheiro da história da seleção da Ucrânia, após balançar as redes em 48 oportunidades. Também dentro dos gramados, chegou a ser o técnico da equipe de 2016 a 2021. No entanto, decidiu dar continuidade à trajetória, agora focado na política, algo que contou com uma importante motivação.
A decisão de se tornar ativo no tema, está relacionado com a invasão da Rússia ao país, ainda na temporada de 2022. Logo, foi nomeado como conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky no ano passado. Agora, terá uma importante missão longe dos gramados, e entende a responsabilidade de atuar como Presidente da Associação Ucraniana de Futebol.