A derrota por 1 a 0 para o Fluminense na última quarta-feira (22), no jogo da entrega das faixas, ditou mais um resultado negativo para o São Paulo como visitante no Brasileirão. São 17 partidas longe de casa sem saber o que é vitória.
Ainda restam mais duas oportunidades para o Tricolor não encerrar a competição sem vencer como visitante. Na 36ª rodada, a equipe do técnico Dorival Júnior encara o Bahia, na Fonte Nova, e na sequência, o Atlético-MG, na Arena MRV. Caso não consiga nenhum triunfo, o São Paulo pode ser o primeiro não rebaixado sem nenhuma vitória fora de casa.
Na história do Campeonato Brasileiro apenas Ipatinga, em 2008, Sport, em 2009, Criciúma, em 2014, e América-MG, em 2016, não conseguiram vencer nos domínios do adversário. Ao final, todos acabaram rebaixados à Série B. O Coelho, que inclusive já confirmou o descenso este ano, pode repetir o feito. São sete empates e 10 derrotas até aqui.
Em 2009, o Grêmio quase se tornou o primeiro não rebaixado sem vencer fora, mas conseguiu após 12 partidas, bater o Náutico por 2 a 0, em Recife.
Ainda assim, o colunista Paulo Vinícius Coelho (PVC), do “UOL Esporte”, vê a temporada do Tricolor do Morumbi como boa, muito em função do título inédito da Copa do Brasil. Segundo ele, nenhum são-paulino vai reclamar de encerrar o ano sem vencer longe do Cícero Pompeu.
“A temporada são-paulina é boa por ter voltado a ganhar um título nacional após 15 anos. Tem o que melhorar. Mas nenhum são-paulino trocaria o troféu por ganhar como visitante“, pontuou o jornalista em sua coluna nesta quinta (23).
O São Paulo volta a campo no próximo domingo (26), às 18h30 (de Brasília), diante do Cuiabá, no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileirão.