Por essa ninguém esperava, espanhóis estão de olho em Fernando Diniz
Atual campeão da Libertadores com a camisa do Fluminense, Fernando Diniz teve seu estilo “único” de jogo reconhecido internacionalmente. Segundo o jornal “Mundo Deportivo”, da Espanha, foi reconhecido como o sétimo melhor treinador do planeta no ano de 2023.
Em uma lista composta por 10 nomes, Diniz é o único comandante que não está atualmente em solo europeu. Algoz do comandante do Tricolor das Laranjeiras, Pep Guardiola é o líder da lista. Apenas em 2023, o espanhol conquistou a Premier League, a Champions League e o Mundial de Clubes com o Manchester City.
O futebol italiano ocupa as primeiras posições do pódio, representado por Luciano Spaletti, que quebrou um longo tabu ao conquistar o Campeonato Italiano com a Napoli em junho. Simone Inzaghi também integra o pódio, liderando a Série A com a Inter de Milão, além de conquistar a Copa da Itália e alcançar a final da Liga dos Campeões em 2023.
Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen na Alemanha, Xavi Hernández, do Barcelona na Espanha, e Roberto de Zerbi, do Brighton, ocupam as quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, seguidos por Fernando Diniz.
Eddie Howe, do Newcastle na Inglaterra, Michel Sánchez, do Girona na Espanha, e Arne Slot, do Feyenoord na Holanda, completam o Top-10 de treinadores destacados em 2023, segundo o jornal “Mundo Deportivo”.
Em outra ocasião, o jornal espanhol rasgou elogios ao treinador brasileiro do Fluminense, afirmando que ele “alcançou este sucesso nadando contra a corrente no que diz respeito às tendências do futebol”, em coluna escrita pelo jornalista Javier Alfaro.