Polícia investiga ataques racistas feitos contra jogador da Premier League
Infelizmente, os ataques racistas ainda são muito comuns no meio do futebol. Já tivemos casos e exemplos recentes no Brasil, na Espanha (sobretudo contra o brasileiro Vinícius Jr.) e, agora, na Premier League, a primeira divisão da Inglaterra. A polícia de Londres está investigando um tweet com agravantes raciais sobre Bukayo Saka, postado após o meio-campista do Arsenal perder um pênalti em um jogo da Premier League.
Uma mensagem postada no Twitter logo após o empate de 2 a 2 do Arsenal com o West Ham, no domingo (16), mostrou Saka com o rosto feito para parecer um macaco, ao lado das palavras: “Este palhaço nos custou a liga”. Sob a postagem, outro usuário do Twitter marcou a Polícia Metropolitana e disse que a mensagem era um crime de ódio.
“Isso já foi relatado e está sendo investigado”, respondeu a força policial na última terça-feira (18). A conta da pessoa que postou a mensagem não estava visível publicamente já na terça-feira.
Como surgiram os ataques racistas ao jogador?
Saka desperdiçou um pênalti quando o placar estava em 2 a 1 no início do segundo tempo. O West Ham empatou minutos depois para deixar o Arsenal com quatro pontos de vantagem sobre o Manchester City, tendo começado o fim de semana com seis de vantagem.
Não é a primeira vez que Saka é abusado racialmente nas redes sociais depois de não marcar um pênalti. Ele fez o mesmo pela Inglaterra na derrota nos pênaltis para a Itália na final da Eurocopa de 2021. Saka foi abusado junto com outros jogadores negros, como Marcus Rashford e Jadon Sancho, que também não marcaram seus pênaltis.