No último domingo, o Aston Villa deu um show no Villa Park, triunfando por 4 a 0 sobre o Everton. A vitória marcou o início de uma nova temporada na Premier League para a equipe comandada por Unai Emery. No entanto, um incidente marcou o jogo: a situação de Philippe Coutinho, atleta brasileiro substituído aos 64 minutos de partida.
Coutinho substituiu o novo contratado do Aston Villa, Diaby, mas teve que ser substituído aos 85 minutos devido a uma lesão. O atleta aparentava muita dor, e sua saída de campo foi marcada por lágrimas.
Qual a situação de Coutinho no Aston Villa?
Para além de sua lesão, a situação de Coutinho no Villa é complicada. Quando entrou em campo com o placar já marcando 3 a 0, foi mais um indício de seu atual cenário da temporada. Após a chegada de Diaby, perdeu seu espaço no elenco e tem tido pouca relevância para o técnico Unai Emery.
Sua presença no time tem diminuído constantemente desde que chegou ao Aston Villa. Na primeira temporada, jogou 19 partidas e marcou 5 gols. No ano passado, jogou apenas 22 partidas, marcando apenas 1 gol durante toda a temporada. Neste início de Premier League, só jogou 23 minutos antes de sua lesão.
Existe a possibilidade de Coutinho deixar o Aston Villa?
Nas últimas semanas, as especulações sobre a possível saída de Coutinho do Aston Villa têm aumentado. Com a perda de confiança de Unai Emery, o jogador teria propostas de times do Qatar e da Arábia Saudita, especialmente do primeiro país. No entanto, tudo pode mudar se a lesão for de grande proporção. Nesse cenário, os planos de transferência poderiam ser adiados ou até cancelados.
O FC Barcelona, ex-clube de Coutinho, acompanha de perto a situação do brasileiro. Se ele sair do Aston Villa, o time catalão receberá 50% do lucro obtido na transferência. Em 2022, o Barcelona vendeu Coutinho para o Aston Villa por 20 milhões de euros (R$108 milhões), após um empréstimo de meio ano. O clube presidido por Laporta vive um momento financeiro delicado, e a venda de Coutinho seria uma ajuda importante para equilibrar as contas.