Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é considerado por muitos o maior jogador da história do futebol, sendo apelidado de “O Rei do Futebol”. No entanto, o ex-jogador nunca chegou a vencer uma Bola de Ouro, prêmio que é dado hoje para o melhor jogador da temporada, já que na época a premiação visava apenas o continente europeu.
No entanto, em 2015, a France Football organizadora do prêmio realizou uma revisão da lista de ganhadores e começou a contar atletas do mundo inteiro, por isso o Rei Pelé foi listado como vencedor sete vezes na contagem: em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970. O número foi igualado por Messi que chegou a sua sétima bola de ouro em 2021.
Para ressarcir o histórico camisa 10, as sete Bolas de Ouro foram entregues a Pelé durante a cerimônia de premiação realizada em 2015. Na ocasião, o Rei chorou durante a celebração e agradeceu pela honraria, que ficou eterna.
“Eu prometi à minha família que não choraria, mas sou emotivo. Queria agradecer a Deus por ter me dado saúde para jogar por tantos anos. Eu não jogava sozinho, tudo que eu ganhei foi com meus amigos. As pessoas se lembram dos jogadores, mas não podemos esquecer as pessoas que preparam as chuteiras, fisioterapeutas, massagistas. Quero compartilhar com eles este troféu” disse na época.
Pelé morreu no dia 29 de dezembro por conta de problemas nos rins, coração, pulmão e complicações do câncer. As causas da morte do Rei do Futebol, foram insuficiência renal e cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.