Na última segunda-feira (18), o Corinthians recebeu o Grêmio na Neo Química Arena, em confronto atrasado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate em 4 a 4 naturalmente chamou atenção, no entanto, um lance polêmico pode ter definido o resultado. No confronto, o árbitro Wilton Pereira Sampaio decidiu não marcar um pênalti para o time gaúcho.
A decisão foi considerada por PC Oliveira, como o maior erro de arbitragem do Campeonato Brasileiro de 2023. Para o comentarista, o pênalti poderia ter sido assinalado de maneira rápida dentro dos gramados, caso Wilton Pereira Sampaio estivesse melhor posicionado. A Comissão de Arbitragem da CBF reconheceu o erro de avaliação, e decidiu afastar a equipe do VAR.
“O pênalti não marcado para o Grêmio foi um erro muito grave. O Wilton estava próximo da meia lua e entendeu, equivocadamente, que o braço do Yuri Alberto estava em posição natural. O posicionamento não era adequado, ele deveria ter se posicionado mais à esquerda, em um ângulo que favorecesse a tomada de decisão correta. No entanto, o VAR não tinha outra alternativa que não fosse a recomendação da revisão. O pênalti foi muito claro, o Yuri Alberto estava em ação de bloqueio e ampliou o espaço do corpo”, revelou PC Oliveira.
Renato Gaúcho ironiza atuação de Wilton Pereira Sampaio
Além de tomar a decisão sobre afastar o VAR, a CBF ainda analisa a possibilidade de proporcionar uma punição ao árbitro Wilton Pereira Sampaio. Assim, o responsável pela arbitragem de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira (MG), e os assistentes do VAR, Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG), foram afastados.
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, se mostrou indignado com a situação: “O Brasil todo viu essa vergonha de hoje. Queria perguntar ao árbitro de vídeo o que ele aprendeu sobre as regras. Só ele viu que não foi pênalti, até o Stevie Wonder viu que foi pênalti. Para quem não conhece o Stevie Wonder, ele é cego, viu? Até ele daria esse pênalti”, ironizou o comandante.