Hoje na quarta divisão estadual, o Paulista de Jundiaí já protagonizou um choque no mundo do futebol ao bater o gigante River Plate pela Copa Libertadores de 2006.
O clube do interior do estado de São Paulo já havia feito uma zebra ao ter conquistado a Copa do Brasil de 2005, sobre o Fluminense, e dessa forma ganhou o direito de participar da competição continental no ano seguinte, mesmo estando na segunda divisão nacional.
O Paulista foi sorteado no grupo 8, junto com El Nacional, do Equador, Libertad, do Paraguai, e River Plate, da Argentina. A equipe foi a lanterna do grupo e conquistou apenas uma vitória, que ficou marcada.
O time, que tinha nomes conhecidos do futebol nacional hoje como o técnico Vagner Mancini e o zagueiro Réver, bateu o temido River Plate por 2 a 1 no Estádio Jayme Cintra, com gols de Amaral e Jaílson. Jairo Patiño descontou para os argentinos.
Confira os jogos do Paulista na Libertadores 2006
- 1ª rodada – El Nacional 1×1 Paulista
- 2ª rodada – Paulista 0x0 Libertad
- 3ª rodada – River Plate 4×1 Paulista
- 4ª rodada – Libertad 1×0 Paulista
- 5ª rodada – Paulista 2×1 River Plate
- 6ª rodada – Paulista 0x0 El Nacional
Naquele mesmo ano, o Galo, como é conhecido, ficou na quinta colocação na Série B nacional, com 61 pontos conquistados. A pontuação foi a mesma do América-RN, que conseguiu o acesso graças ao número de vitórias. Os potiguares tinham 19 triunfos contra 17 do Paulista.
No ano seguinte, o Galo acabou rebaixado e nunca mais conseguiu retornar. Desde então, vem tentando evitar a falência e em 2018 houve rumores de que o clube fecharia as portas. Apesar disso, o Paulista segue sobrevivendo na última divisão estadual.