O meia Paulinho foi um dos grandes nomes brasileiros a jogar no mundo árabe, antes mesmo dessa nova onde de contratações pós ida de Cristiano Ronaldo para o país. O volante foi para o Al Ahli, clube árabe, em 2021 e por lá ficou pouco tempo e voltou para o Corinthians onde está até hoje.
No entanto ale lembrar que segundo o portal GOAL, Paulinho assinou com o clube saudita para receber uma bolada de US$ 4 milhões por ano (cerca de R$ 21 milhões), com um contrato que ia até 2024, mas foi rescindido amigavelmente. Caso ficasse no clube saudita, o jogador receberia por volta de 84 milhões de reais, além de bônus por metas alcançadas.
Pelo Al Ahli o jogador só jogou por duas partidas e mesmo assim deixou sua marca, tendo feito dois gols durante sua passagem. No Corinthians desde que voltou não conseguiu mostrar o mesmo nível que teve em sua primeira passagem, quando disputou 167 partidas, marcando 34 gols e conqiuistando o Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de Clubes de 2012, e Campeonato Paulista de 2013.
As grandes atuações do jogador fizeram ainda com que tivesse grandes chances na Seleção Brasileira, que sob o comando de Tite teve sua melhor versão, mesmo já sendo convocado anteriormente. Pelo Brasil, o volante acumula 56 jogos, 13 gols e 10 assistências, com a conquista marcante da Copa das Confederações de 2013ve presença em duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018.
O jogador ainda teve um importante passagem no futebol chinês, onde com o Guanzhou Evergrande passou boa parte do seu auge, entre 2015 e 2021. O volante ainda teve curtas passagens pelo Tottenham da Inglaterra, Barcelona, por empréstimo e outros clubes menores no início de sua carreira.