No último domingo (9), o Patriotas, clube do Paraná que possuí o mesmo nome do partido político, perdeu nos pênaltis para o PSTC e foi eliminado da Divisão de Acesso Paranaense na semifinal. O adversário, além da classificação, também se garantiu a na elite estadual do ano que vem.
Após vencer a ida, fora de casa, por 3 a 2, o Patriotas dependia de apenas um empate em casa para carimbar a vaga na final e na primeira divisão de 2024. Mesmo jogando em seus domínios, no entanto, a equipe perdeu por 2 a 1 e a vaga foi decidida nos pênaltis. Nas cobranças, o PSTC venceu por 4 a 3.
Com isso, além do PSTC (que significa Paraná Soccer Technical Center e nada tem haver com política), o Andraus, que venceu o Iguaçu na outra semifinal, também está na elite do ano que vem. As equipes ainda farão a grande decisão para ver quem fica com a taça.
Já o Patriotas vai disputar a segunda novamente na próxima temporada. A competição que também conta com o tradicional Paraná Clube, que em 2023 terminou a primeira fase na quinta colocação e ficou de fora do mata-mata. Os times não calendário para a sequência do ano.
Conheça o Patriotas Futebol Clube
Fundado em 2020, o clube pertence a Fertilize Adubos, que tem sede em Araucária, e atualmente opera no modo de clube-empresa (diferente da SAF). Sua estreia no futebol profissional aconteceu logo no ano seguinte, onde disputou a terceira divisão do Paraná, sendo eliminado na primeira fase. Em 2022, conseguiu o acesso ao segundo escalão estadual, onde está hoje.