A nadadora Ana Marcela Cunha revelou nesta terça-feira (27) que terá Fabrizio Antonelli como seu novo técnico já no Mundial, que ocorrerá daqui a três semanas. Antonelli foi aclamado como o melhor técnico no último Mundial, obtendo êxito tanto na piscina como nas águas abertas. Seus atletas conquistaram nove medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze.
O destaque principal do time de Antonelli é Gregorio Paltrinieri, também italiano, que conquistou a maratona aquática (prova de 10km) e os 1.500m livre na natação. Dario Verane triunfou nos 25km, enquanto Domenico Acerenza ficou com a medalha de prata nos 10km.
Além disso, Leonie Beck, representando a Alemanha, garantiu a segunda posição na maratona feminina, logo à frente de Ana Marcela. No decorrer deste ano, Ana Marcela obteve vitórias em duas etapas da Copa do Mundo.
Antonelli esteve no Brasil no início do ano, contratado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), ministrando aulas durante um estágio internacional de natação promovido pela Academia Brasileira de Treinadores.
A estreia de Antonelli como treinador de Ana Marcela está programada para ocorrer durante a seletiva olímpica do Mundial de Fukuoka, no Japão, em 15 de julho. A brasileira disputa uma das três vagas ao lado de rivais como a alemã Beck e duas atletas da seleção italiana, que têm Antonelli como seu treinador.
Ana Marcela faz parte de um programa do COB para atletas de alto rendimento, no qual o comitê é responsável pelo pagamento dos salários dos treinadores. Portanto, as decisões técnicas em relação ao seu futuro estão relacionadas ao COB, que deve começar a pagar Antonelli. Atualmente, Possenti é contratado com um salário de R$ 31 mil.