Palmeiras pode enfrentar rival em final sediada no Nordeste

O Palmeiras é o principal candidato ao título do Campeonato Brasileiro. Faltando apenas seis rodadas para o fim da competição, o Verdão tem 68 pontos e o segundo colocado Internacional 60 pontos. Caso confirme mais essa conquista, o Alviverde de São Paulo vai enfrentar o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, na Supercopa do Brasil 2023, que pode ser disputada no Nordeste.

Três federações nordestinas já demonstraram interesse junto à CBF para ser sede da competição de jogo único. Arena Pernambuco, em Recife, Castelão, em Fortaleza, e Arena das Dunas, em Natal, são opções até o momento. A tendência é que a Confederação Brasileira de Futebol bata o martelo em dezembro, uma vez que a final já tem data marcada: 28 de janeiro do ano que vem.

Os estados do Nordeste estão concorrendo com o Mané Garrincha, no Distrito Federal. No entanto, caso o Palmeiras confirme o título brasileiro, é improvável que o estádio de Brasília seja o palco da decisão, pois o clube paulista não teria gostado do tratamento recebido na cidade durante a Supercopa de 2021, em final realizada justamente contra o Flamengo. De acordo com relatos, o Verdão se sentiu como “visitante” em um confronto decidido em jogo único e em campo neutro.

Brigas no Nordeste podem ser empecilho

Os recentes episódios de violência em dois estádios nordestinos podem influenciar na decisão da CBF. No último final de semana, o Castelão foi invadido por torcedores no empate entre Ceará e Cuiabá por 1 a 1. O estádio só não foi interditado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pois o Fortaleza, rival do Ceará, também usa o Castelão para mandar os seus jogos. Outros empecilhos analisados pela CBF são as condições do gramado e os problemas de infraestrutura.

Já em Recife, a confusão da última semana aconteceu na Ilha do Retiro, quando Sport e Vasco empataram por 1 a 1. O estádio foi interditado devido à grande invasão de torcedores no gramado que tentaram agredir os atletas vascaínos. A preocupação com a segurança pode se estender à Arena Pernambuco, candidata a ser a sede da final da Supercopa do Brasil 2023.