Enquanto o Brasileirão segue normalmente, o Campeonato Israelense precisou paralisar as rodadas do fim de semana por conta de uma situação extrema que aconteceu no país. A organização responsável pelas duas ligas profissionais de futebol do país (IFPL), tomou a decisão por medida de segurança.
Na manhã de hoje (7), o grupo extremista islâmico armado Hamas, bombardeou Israel e o ataque já é considerado pelas autoridades israelenses como um dos maiores dos últimos anos. Com a constatação, o país declarou guerra e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, lançou a operação ‘Espadas de Ferro’ e reservistas começaram a ser chamados para atuar.
O número de mortos após o ataque chegou a 482, ultrapassando 2 mil feridos, segundo informações levantadas por autoridades locais até o momento desta publicação. A operação ‘Espadas de Ferro’, por sua vez, se deu pelo lançamento de mísseis israelenses.
Após sofrerem com o ataque de ‘resposta’ de Israel, Hamas também mostrou um levantamento assustador, 232 pessoas morreram e 1.697 ficaram feridas, incluindo 20 combatentes palestinos. Os confrontos estão se estendendo pela Faixa de Gaza e a situação de momento é preocupante a nível mundial. O futebol israelense pode demorar mais que o imaginado para voltar.
Clube recebe doações em Israel
Time israelense, Maccabi Haifa vai começar a recolher doações neste domingo (8) para ajudar as vítimas dos ataques. O clube, que está entre os três maiores do país, tomou a iniciativa de criar uma plataforma para registro, a fim de que pessoas desabrigadas possam encontrar um local temporário.
Maccabi Tel-Aviv, é o líder do campeonato com 13 pontos e também montou um esquema especial para proteger seus jogadores, comissão técnica e funcionários. O clube é também o maior campeão israelense, com 23 títulos nacionais.
Até mesmo a UEFA já foi acionada pela federação israelense, para tratar do duelo que deve acontecer na próxima quinta-feira, entre Israel x Suíça. O jogo deve ser alterado de local, já que a partida pelas eliminatórias da Eurocopa 2024 aconteceria em Tel Aviv.