Os irmãos Iñaki e Nico Williams, que nasceram na Espanha, vão disputar a Copa do Mundo por países diferentes. Enquanto o primeiro vai vestir a camisa de Gana na competição, Nico, o mais novo, vai atuar pela La Roja.
Ambos são filhos de ganeses, Maria e Felix, que deixaram o país africano nos anos 90 em direção a Europa e atravessaram parte do deserto a pé, sem ter água e nem comida. A primeira parada foi na cidade de Melilha, um território autônomo da Espanha, que fica no continente africano.
Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, Iñaki deu mais detalhes sobre a jornada de seus pais. Segundo ele, a caminhada perdurou por dias.
“Eles fizeram parte em um caminhão, um daqueles com a traseira aberta, 40 pessoas lotadas, depois caminharam dias“, revela o jogador do Athletic Bilbao.
“Pessoas caíam, deixavam pelo caminho, pessoas que eles enterraram. É perigoso: tem ladrão esperando, estupro, sofrimento. Alguns são enganados para isso. Os traficantes recebem e no meio do caminho dizem: ‘A jornada acaba aqui’. Te manda embora, te deixa sem nada: sem água, sem comida. Crianças, velhos, mulheres. As pessoas vão sem saber o que vem pela frente, se vão conseguir. Minha mãe disse: ‘Se eu soubesse, teria ficado’. Ela estava grávida de mim, mas não sabia“, completou.
Ao entrarem em solo espanhol, Maria e Félix acabaram presos por entrar no país sem autorização e quase foram deportados. No entanto, o casal seguiu um conselho de um advogado e alegou que veio de um país em guerra, no caso a Libéria e, dessa forma, conseguiram um asilo político.
Já na cidade de Bilbao, Iñaki nasceu em 1994 e Nico chegou em 2002. Ambos defendem as cores do Athletic Bilbao, time do País Basco e que só contrata atletas que nasceram lá.
Por fim, ambos irão disputar a Copa do Mundo de 2022 pela primeira vez, mas como dito anteriormente, por seleções diferentes.