O Brasileirão 2022 chegou ao fim com a marca de 905 bolas na rede em 380 jogos disputados, uma média de 2,38 gols por jogo, maior média de gols dos últimos dez anos (empatada com outras quatro edições, mas ainda assim, alta). O melhor ataque foi do campeão Palmeiras, com 66 gols. Quem mais venceu e mais aplicou goleadas também foi o Verdão. Então é de se imaginar que os times e jogadores que mais chutaram a gol são do Palmeiras, correto? Em partes.
Quando o Brasileirão começou, esperava-se o domínio de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. E realmente, o campeão saiu desse grupo: o Palmeiras. Se o trio não passeou na competição, com o Atlético-MG garantindo sua classificação para a Libertadores apenas na última rodada, não foi por falta de pressão ofensiva: os três tiveram os ataques mais produtivos da competição.
O Palmeiras, campeão incostestável ainda na 35ª rodada da competição, foi a equipe que mais finalizou, com 647 conclusões, média de 17,0 por partida. Seu ataque teve apenas a sétima eficiência, com um gol a cada 10,1 tentativas, mas o volume de arremates garantiu ao Palmeiras o ataque mais goleador do Brasileirão, com 64 gols feitos (sem contar dois gols contra).
Jogadores que mais finalizaram no Brasileirão 2022
Até ser substituído, no intervalo da partida da última rodada, contra o Internacional, o meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras, manteve-se na disputa como atleta que mais finalizou no Brasileirão, mas a honra ficou com o atacante argentino Germán Cano, artilheiro da competição com 26 gols em 124 finalizações. Wellington Rato e Hulk ficaram na terceira posição do ranking, com 96 conclusões.
O atacante argentino do Fluminense também foi o jogador que mais vezes fez o gol da vitória (sete, ao todo) e que balançou as redes duas vezes na mesma partida (cinco vezes).