Num campeonato longo como o Brasileirão, com 38 rodadas, disputado durante quase todo o ano, poucos treinadores conseguem repetir a mesma escalação sequer duas rodadas seguidas. Isso é reflexo de suspensões, lesões, prevenção a lesões e, claro, opções técnicas e táticas dos treinadores. São raros os atletas que conseguem atuar em todos os jogos do Campeonato Brasileiro.
E esse quesito é liderado por dois grandes jogadores da atualidade no futebol brasileiro. O atacante Germán Cano, artilheiro do campeonato, e o meio campista Dudu, do campeão Palmeiras, disputaram todos os 38 jogos defendendo suas equipes. Mas isso não garantiu a eles o posto de jogadores com mais tempo em campo durante o campeonato.
Nesse ponto, Cano e Dudu foram superados pelo zagueiro Luciano Castán, do Coritiba, que disputou 35 jogos – três a menos que a dupla -, mas ficou em campo por 3.351 minutos. Não foi substituído em nenhuma partida e, quando foi expulso, contra o Atlético-GO, o cartão só foi mostrado aos 48 minutos do segundo tempo.
Já entre os goleiros, que em geral são menos substituídos e, portanto, tendem a ter mais minutos em campo, o líder do ranking é Tadeu, do Goiás, com 3.773 minutos, atuando em todas as 38 rodadas – assim como Germán Cano e Dudu. O goleiro Fábio, do Fluminense, ficou em campo, considerando os acréscimos, por 3.763 minutos, dez a menos do que Tadeu.
Cássio, do Corinthians, foi outro goleiro que se destacou no Brasileirão 2022
Na última segunda-feira, 14 de novembro, foi realizada a premiação Bola de Prata, organizada pela ESPN. Nela, foram definidos os 11 jogadores que formaram a seleção desta edição do Campeonato Brasileiro.
E o goleiro Cássio, do Corinthians, foi escolhido para a seleção, desbancando, por exemplo, Tadeu e Fábio, líderes no quesito minutos em campo. Durante o ano, Cássio voltou a atuar em alto nível e se estabeleceu como um dos principais destaques do Corinthians em 2022.
Na temporada, o goleiro entrou em campo 64 vezes e se tornou o segundo jogador que mais entrou em campo vestindo a camisa do Timão. No Campeonato Brasileiro, o goleiro terminou com 106 defesas realizadas, que lhe dão uma média de três por partida e 14 jogos sem ser vazado. Esses números fizeram com que ele tivesse nota 7,17, segundo o portal SofaScore.