A Copa do Mundo é um torneio que reúne algumas das maiores estrelas do futebol mundial. Apesar disso, a competição também conta com a presença de atletas que não se encontram no primeiro escalão nacional.
Em um levantamento feito pelo jornalista Rafael Reis, do “UOL Esporte”, verificou-se que, dos 831 que estarão na Copa, 45 não estão atuando em uma Liga de primeira divisão.
Do número citado acima, 41 estão no segundo escalão nacional. Além disso, há mais dois que vestem camisas que equipes de terceira divisão. Por fim, outros dois estão figurando em clubes de quarta divisão.
Ambos os atletas estão na seleção do País de Gales. É o caso do lateral Chris Gunter, que defende o AFC Wimbledon, que está na League 2 da Inglaterra, que é o equivalente a Série D aqui do Brasil. Gunter está com 33 anos e soma mais de 100 jogos pelo selecionado galês.
Já o meia Jonny Williams também joga a League 2, mas com a camisa do Swindon Town. Pela seleção entrou em campo em 12 oportunidades.
Vale lembrar que ambos já passaram pela Premier League, a principal liga do futebol inglês, mas hoje se encontram nas divisões inferiores.
A título de comparação, dos 32 participantes, 17 são compostos apenas por jogadores que estão em alguma elite nacional. É o caso de Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Portugal e França.
Copa do Mundo começa neste domingo
A competição mais aguardada do ano no mundo do futebol tem início neste domingo (20), às 13h (de Brasília) com a partida entre Qatar e Equador, no Al Bayt Stadium. Por fim, a seleção brasileira estreia no dia 24, às 16h, diante da Sérvia, em Lusail.