Onde nasceu e cresceu Gabriel Medina?
O surfista brasileiro Gabriel Medina é o maior expoente do país na modalidade. Gabriel é reconhecido no esporte por ser o primeiro brasileiro a ter vencido um mundial de surf. Atualmente, o atleta conta com três títulos da ASP World Tour de 2014, 2018 e 2021. Conheça abaixo o início da trajetória do campeão brasileiro das ondas.
Natural de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, Gabriel Medina começou a pegar ondas desde cedo, logo aos nove anos de idade. A cidade, frequentemente visitada por turistas do Estado, principalmente por munícipes do Vale do Paraíba e outras regiões, conta com belas praias, além de ser caminho para outro grande destino turístico: Ilhabela.
São Sebastião possui hoje cerca de 90 mil habitantes (de acordo com o senso de 2020) e possui 36 praias dos mais variados ambientes. Algumas próprias para o lazer, com mar calmo e sereno, outras mais agitadas, para banhistas que procuram mais aventura e, claro, as próprias para surfistas, que buscam bom volume de ondas para a prática esportiva.
Falando específicamente de praias onde o garoto Medina cresceu praticando, podemos citar Maresias como seu principal espaço para treinamento. Foi nesta praia, localizada na parte central de São Sebastião onde Gabriel se aperfeiçoou no surf ao longo dos anos.
Além de Maresias, São Sebastião conta com outras praias indicadas para a prática do surf. De modo geral, as mais indicadas são as praias de Maresias, Paúba, Cambury. Para os surfistas experientes, a praia Brava é uma boa opção. Ela se encontra entre Maresias e Boiçucanga. Por outro lado, a praia de Guaecá, que fica no centro da cidade, é recomendada para os iniciantes no surf.
Legado de Gabriel Medina para a cidade
O município sempre foi sinônimo da prática do surf e, após o sucesso de Medina, se tornou ainda mais reconhecida pelo esporte, tanto que abriga na praia de Maresias o Instituto Gabriel Medina, voltado para fomento da prática esportiva para crianças da cidade.