No último domingo (5), o Pan-Americano da temporada de 2023, realizado em Santiago, no Chile, foi encerrado, mas sendo uma grande competição do esporte mundial, os torcedores e fãs já se questionam sobre a data do próximo torneio. Os Jogos Pan-Americanos estão previstos para 2027, como informa a própria Panam Sports, responsável pela organização do evento.
Além da data que chega aos torcedores, as informações também apontam que será realizado em Barranquila, na Colômbia, entre os dias 22 de outubro e 7 de novembro de 2027. Com o término do Pan-Americano de 2023, foi possível acompanhar com mais clareza o grande destaque conquistado pelo Brasil no ano, realizando história em mais um momento.
A delegação histórica do Brasil em 2023, conseguiu superar a atuação de 2019 nos ouros, nas pratas e nas premiações gerais, algo que atrai olhares para os nomes de destaque da equipe. Em Lima, os atletas garantiram 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. No total, foram 169 pódios. No Chile, a equipe garantiu 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, completando 205 impressionantes medalhas.
Países não conquistam medalhas nos Jogos Pan-Americanos
Em mais uma oportunidade, o Brasil viu à frente os Estados Unidos, que garantiu a liderança na tabela de premiações, de maneira já esperada com 286 medalhas: 124 ouros, 75 pratas e 87 bronzes, cravando certo favoritismo. O segundo lugar no quadro de medalhas, foi ocupado pela delegação brasileira apenas nos Jogos de São Paulo-1963 e Lima-2019.
Por incrível que pareça, sete países passaram na competição e não conseguiram cravar nenhuma taça. São eles: Belize, Granada, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas. O último, por exemplo, é um país de 103 mil pessoas localizado na América Central, que contou com quatro competidores no PAN.