Os amantes do desporto ganharam mais cinco razões para comemorar. Foi divulgado hoje pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que serão incluídos cinco novos esportes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Este anúncio emocionante foi revelado numa conferência de imprensa, sinalizando mudanças ímpares na história do evento.
A nova lista inclui duas estreias olímpicas – o flag football e o squash. Também marcarão o retorno de três esportes que estiveram afastados durante algum tempo: lacrosse e críquete, que não eram vistos há mais de um século, e o beisebol/softbol, que fez uma pequena pausa em 2024.
Qual é a grande novidade para Los Angeles 2028?
Flag Ball é sem dúvida a maior surpresa para estes Jogos Olímpicos. Este esporte, que é uma versão do futebol americano em que o objetivo é retirar uma fita colocada na roupa do adversário ao invés de derrubá-lo, tem tido pouco destaque a nível mundial. Mas agora, a sua hora chegou. O squash por outro lado, não é exatamente uma surpresa. A modalidade vem tentando conseguir o seu lugar ao sol nos Jogos Olímpicos há pelo menos duas décadas e, finalmente, a espera acabou.
O lacrosse e o críquete são outros dois esportes que estão de volta ao evento depois de mais de cem anos de ausência. O lacrosse, muito popular nas universidades americanas, terá uma versão condensada apresentada nos Jogos, com apenas seis jogadores por equipe ao invés dos dez habituais na versão tradicional. O críquete, por sua vez, estará presente numa versão menor, conhecida como “twenty”.
E o beisebol?
Finalmente, o beisebol e a sua variante feminina, o softbol, também estão retornando ao programa. Eles foram vistos pela última vez em 2008, mas depois de algumas idas e vindas, estão confirmados para o evento de 2028.
No entanto, nota triste para o boxe, que ainda está em dúvida para o evento devido a uma crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional. A modalidade está sob julgamento e os amantes do esporte esperam ansiosamente por uma decisão sobre isso.