Além da glória pessoal de levantar a taça de campão Brasileiro e entrar para a história de um clube de futebol, jogar (e, especialmente, vencer) a Série A é algo extremamente lucrativo, seja por conta das premiações oferecidas pela CBF, patrocínios, venda de camisas e itens licenciados e, claro, direitos de transmissão nas TVs aberta e fechada.
Falando especificamente do Ranking de Transmissões em TV Aberta, o São Paulo terminou o Brasileirão 2022 na liderança. O Tricolor foi escolhido em 15 oportunidades pela Globo, o que gerou um ganho de R$ 24,3 milhões ao clube.
Esse dinheiro é referente apenas à fatia de 30% do bolo total que é paga aos clubes de acordo com o número de jogos exibidos. O contrato inclui ainda 30% que geram a premiação por posição, além de 40% que são distribuídos de forma igualitária entre os clubes sob contrato com a emissora.
De acordo com Allan Simon, colunista do UOL, o contrato de TV aberta da Globo com os 20 clubes do Brasileirão, que começou valendo R$ 600 milhões em 2019, chegou ao patamar de R$ 823 milhões em 2022 com a correção feita com base na inflação dos últimos anos.
Com isso, o bolo a ser distribuído por transmissões (30% desse valor) ficou em R$ 246,9 milhões. Com 76 jogos transmitidos em TV aberta, cada partida valeu R$ 3,24 milhões, ou seja, R$ 1,62 mi para cada time envolvido.
Tricolor Carioca também faturou alto com transmissões de jogos da Série A em TV aberta
O Fluminense foi o segundo colocado em transmissões na Globo. Foram 13 jogos exibidos, o que rendeu pouco mais de R$ 21,1 milhões ao Tricolor Carioca. Na sequência do ranking, aparecem Corinthians e Palmeiras, com 12 jogos e uma quantia de quase R$ 19,5 milhões para cada um. O Flamengo foi o quinto colocado, com 11 partidas exibidas (R$ 17,8 mi).
Já os times que menos apareceram na Globo no Brasileirão 2022 foram os rebaixados Juventude e Avaí. A equipe gaúcha só foi exibida três vezes, faturando R$ 4,8 milhões, enquanto os catarinenses foram escolhidos apenas duas vezes, faturando R$ 3,2 milhões.
Outras informações importantes sobre os direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro
O contrato de TV aberta distribui ainda uma quantia igualitária de quase R$ 16,5 milhões a todos os clubes, valores referentes a 40% do total do acordo. Além disso, os jogos do SporTV (TV fechada) contam em um ranking separado, já que o valor é diferente e nem todos os participantes da Série A possuem acordo com o canal – Athletico-PR é a única exceção.
Os valores do pay-per-view (PPV) também são separados. Não contam número de jogos, e sim percentuais sobre o total de vendas, exceto para alguns clubes que possuem mínimos garantidos por contrato, como Flamengo e Corinthians.
Os contratos de TV aberta e TV paga bancam a premiação por posição do campeonato com 30% de seus valores totais, um bolo diferente do que é distribuído pelo número de transmissões na Globo e no SporTV.