Em temporada que ficará marcada de maneira negativa ao torcedor do São Caetano, após exatos 20 anos do título do Campeonato Estadual, o clube caiu para a quarta divisão do Paulista.
Em confronto direto contra o Rio Preto, o Azulão confirmou a queda na última quarta-feira (20). O clube do ABC acompanhou o rival ter vitória decretada por W.O contra a Matonense.
Com a ‘vitória’, o Rio Preto completou os 15 pontos necessários e já não poderia mais ser alcançado pelo São Caetano, que conta com 10. Vale ressaltar que a Matonense, responsável pelo W.O que movimentou a tabela, vem sendo acusada de envolvimento de jogadores em um esquema de manipulação de resultado, algo que tem chamado a atenção no esporte nacional.
Com os resultados inesperados, a distância para se livrar do rebaixamento, o São Caetano acabou decretando sua queda para a quarta divisão. O mais impressionante é que a queda aconteceu após 20 anos do título conquistado no torneio, algo que deixa marcas negativas em sua história. A última participação do time na elite aconteceu em 2021, quando caiu para a Série A2
Na temporada de 2004, o São Caetano levantou a taça de campeão do Paulista. Na época, o clube enfrentou o Paulista, equipe de Jundiaí, e conseguiu buscar a vitória em dois jogos, contando com 3 a 1 fora de casa e 2 a 0 como mandante. Assim, não teve grandes problemas para ficar com o título. Dois anos antes, a equipe alcançou uma final de Copa Libertadores da América.
O adversário, no entanto, era o Olimpia, do Paraguai. Mesmo sem o título, já sem tanta sorte como no estadual, o São Caetano marcou sua história com a campanha. A queda chamou a atenção nas redes sociais. “Time de tradição. Não sei o que aconteceu mas desejo que alguma SAF compre e retome esse time”, revelou um torcedor. “Má administração do presidente!”, disse outro.