A rivalidade entre brasileiros e argentinos, especialmente no futebol, sempre foi muito forte, sobretudo depois do sucesso esportivo de Maradona, quando começaram as comparações e discussões de quem teria sodo o melhor de todos os tempos: Pelé ou Maradona?
Mas com a morte do Rei Pelé duas coisas parecem ter ficado evidentes: que Pelé é admirado e respeitado até mesmo na Argentina e que os argentinos se recusam a se referir a ele como o “melhor de todos os tempos”.
A imprensa argentina, por exemplo, está cobrindo de perto a morte de Pelé, mas sem cravar que o Rei do Futebol seria o maior de todos os tempos. O portal “Olé” estampou a notícia do falecimento em sua capa principal, no site, tratando o ex-jogador como “um dos maiores”, apesar de chamá-lo de “Rei”.
Veja como jornais e TVs argentinos estão noticiando a morte de Pelé
“Dor mundial: morreu Pelé. O Rei, um dos maiores da história do futebol, tinha 82 anos e estava internado há um mês em um hospital de São Paulo em tratamento de um câncer de cólon”, disse o Olé.
O jornal “Clarín” afirmou que seria arriscado dizer que Pelé é o maior, diante de uma “forte concorrência” com Messi, Maradona e Cruyff.
“Edson Arantes do Nascimento é um dos membros exclusivos do Olimpo do esporte mundial. Aquele em que só podem ser incluídos nomes como Cassius Clay ou Michael Phelps, Roger Federer ou Usain Bolt. Para alguns, foi o maior de todos (e não só no futebol, mas na soma de todos os esportes). Mas se já seria arriscado citá-lo como ‘o maior jogador de futebol’ – Maradona, Cruyff e Messi querem sentar na mesma mesa – a outra comparação é diretamente impossível. Nesse ponto, a discussão seria interminável”, disse o jornalista Luis Vinker, que assina a nota do Clarín.
O canal “Tyc Sports” também disse que “o Rei foi considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos” e lembrou da árdua luta contra o câncer.
“Pelé faleceu aos 82 anos após uma árdua luta contra o câncer de cólon. A notícia foi confirmada pela família e as redes sociais encheram-se de homenagens e mensagens de despedida ao ícone brasileiro que, durante sua passagem como jogador, foi tricampeão mundial”, disse o canal.