A Libertadores está caminhando para o fim de sua 63ª edição. Do outro lado do oceano, está acontecendo a 68ª edição da UEFA Champions League, maior torneio de clubes do mundo. O fato curioso é que ambas as competições estão ligadas por um campeonato embrionário que aconteceu em 1948.
Em 1947, o Colo-Colo vencia o título chileno pela quinta vez. Então, os dirigentes do clube tiveram a ideia de promover um torneio com outros clubes da América do Sul para definir o campeão continental. A CONMEBOL da época deu o apoio.
No final de 1947, o Vasco foi convidado para participar. O Brasil não tinha um campeonato nacional na época e convidou o Gigante da Colina por ser o atual campeão carioca – vale ressaltar que na época, o Carioca e o Paulista eram os Estaduais mais fortes.
Sendo assim, a competição contou com outros campeões nacionais do continente – com exceção do Deportivo Municipal, vice-campeão peruano. Vasco, River Plate-ARG, Nacional-URU, Colo-Colo-CHI, Litoral-BOL e Emelec-EQU participaram.
Primeiro campeão sul-americano
O Vasco terminou a competição de forma invicta, com quatro vitórias e dois empates em seis jogos. O jogo decisivo foi contra o River Plate, que terminou em 0 a 0 e concedeu ao Cruz-Maltino o título de primeiro campeão de um torneio oficial da América do Sul.