O Cruzeiro vive o ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, no entanto, já na reta final do torneio, teme uma nova queda à Segunda Divisão. Como consequência dos resultados insuficientes em seus últimos compromissos, o clube celeste anunciou a demissão de Zé Ricardo, e logo teve seu comando associado à Vanderlei Luxemburgo, possível treinador para o restante da temporada.
O tempo de contrato é justamente o maior problema das negociações até o momento. O Cruzeiro e o próprio treinador estudam a possibilidade de uma sequência na temporada de 2024, ainda considerando que o trabalho possa acontecer apenas nos seis jogos restantes. Enquanto o futuro de Luxemburgo segue em definição, Fernando Seabra, do sub-20, comanda as atividades.
Zé Ricardo deixou o Cruzeiro no último domingo (12), logo em sequência à derrota para o Coritiba, por 1 a 0. Com a presença da Raposa na zona de rebaixamento, Ronaldo Fenômeno corre contra o tempo em busca de um nome para o comando, que consiga resgatar a confiança da equipe antes do término do Campeonato Brasileiro. As negociações com Luxemburgo iniciaram na segunda (13).
Cruzeiro pode contar com o quarto treinador da temporada
Caso Vanderlei Luxemburgo chegue na Toca da Raposa ao final da temporada, terá uma grande responsabilidade em mãos. A equipe mineira é dona da 17ª posição, acumulando 37 pontos, apenas um a menos que o Bahia, a primeira equipe de fora da zona de rebaixamento. No total, Zé Ricardo atuou em dez partidas, contando com 36% de aproveitamento.
Enquanto esteve ao comando do Cruzeiro, o treinador conseguiu vencer três jogos, empatou cinco e perdeu dois. Luxemburgo será o quarto nome da Raposa no ano. Em um primeiro momento, iniciou o ano com Pezzolano, demitido após eliminação para o América-MG no Campeonato Mineiro. Pepa contou com importantes resultados, mas depois de sete jogos sem vencer, também deixou o time.