Na última terça-feira, o Flamengo declarou que Vítor Pereira não era mais o técnico do time. O treinador do Flamengo foi demitido após a derrota do Rubro-Negro para o Fluminense por 4 a 1, no último domingo, pela segunda partida da final do Campeonato Carioca. Jorge Sampaoli é o nome escolhido pela diretoria para assumir o cargo, visto que Jorge Jesus se mostrou ainda comprometido no comando do Fenerbahçe.
O Flamengo, que derrotou outro time no último domingo, venceu o jogo de ida da final do Estadual por 2 a 0, mas acabou ficando em segundo lugar. Sob o comando de Vítor Pereira, o clube perdeu o hexacampeonato. Além de terminar em segundo lugar no Carioca, na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro também perdeu na final da Taça Guanabara e nas semifinais do Mundial.
Segundo informações divulgadas pela 22Bet junto com o vice-presidente, saíram os analistas Paulo Sérgio e Fábio Miguel, o preparador físico Mário Monteiro, os auxiliares Luis Miguel e Rui Quinta. Uma vez que o clube carece de uma comissão técnica permanente, Mário Jorge estará no comando da equipa começando pelos sub-20 até à nomeação de novos profissionais.
Embora a diretoria tenha afirmado que Vítor Pereira foi contratado para comandar o clube durante toda a temporada, os dirigentes estavam preocupados com a quantidade de atuações em 2023 que ficaram aquém das expectativas. A frase “Vítor Pereira era para ele” tem sido usada com frequência ultimamente. Ele viveu uma época em que tomava decisões em um lugar, prestava pouca atenção aos outros e apenas as compartilhava com seus colegas.
O técnico acabou aumentando a pressão na final do Campeonato Carioca ao jogar com um time reserva na estreia na Libertadores, perdendo para o Aucas por justo placar de 2 a 1 em Quito, na última quarta-feira, e guardando os titulares para a decisão do Estadual. A gota d’água foi a derrota para o Fluminense.
O Flamengo teve 60% de aproveitamento em 21 jogos sob o comando de Vítor Pereira, com 12 vitórias, dois empates e sete derrotas. 39 gols foram a favor e 25 contra. Pouco menos de quatro meses se passaram durante o emprego do treinador.
Flamengo mirou primeiro em Jorge Jesus, mas acertou em Sampaoli
O Fla começou a busca pelo substituto português antes mesmo de a demissão ser anunciada oficialmente. Jesus e Sampaoli, dois Jorges, são desde sempre os favoritos para assumir o Rubro-Negro.
O Mister é querido pelos torcedores e muito respeitado pela diretoria, mas sua afiliação ao Fenerbahçe complicou as coisas. Ou junho teria que passar, ou os rubro-negros teriam que chegar a um acordo com a seleção turca. Por fim, o clube optou por não aguardar.
Por outro lado, o presidente Rodolfo Landim admira Sampaoli, que estava no mercado, sem precisar ser “tirado de nenhum clube”. Argumentos a favor da escolha pelo argentino incluíam o conhecimento do técnico sobre o futebol brasileiro e seu papel na orquestração do melhor período de Gerson no esporte europeu.