Na última quarta-feira (4), a Fifa surpreendeu os torcedores, com o anúncio de que a Copa do Mundo de 2030, acontecerá em seis países e três continentes, com o jogo de abertura já programado para o Uruguai, em homenagem ao Mundial de 1930, o primeiro realizado. Ainda não se sabe ao certo os detalhes do torneio, no entanto, há grande expectativa sobre as primeiras informações.
Uma Copa que contará com seis países, possivelmente será realizada em 18 cidades, que se dividem da seguinte maneira: nove na Espanha, quatro no Marrocos, duas em Portugal e três na América do Sul. Madri e Lisboa ainda devem proporcionar ao menos dois estádios cada, para o torneio. De acordo com a entidade, a candidatura conjunta é a única que passa por avaliação.
Ainda assim, a Fifa pretende mandar três jogos na América do Sul. A decisão sobre a Sede ainda acontecerá apenas ao final da temporada de 2024, levando em consideração algumas questões burocráticas, em um Congresso extraordinário que será comunicado pela entidade. Para destacar os 100 anos da competição, os três primeiros duelos serão: no Uruguai, na Argentina e no Paraguai.
Espanha terá missão importante antes da Copa do Mundo
Na América do Sul, Montevidéu conta com o estádio Centenário, a casa da primeira final de uma Copa do Mundo, realizada ainda em 1930. Assim, o local receberá a festa de abertura do torneio. Buenos Aires conta com o Monumental de Nuñez, e Assunção, com uma arena que será construída pela Conmebol. Essas serão as Sedes da “celebração dos 100 anos”.
No entanto, a Copa do Mundo será na Europa, com jogos em Portugal e Espanha, e na África, com desafios no Marrocos. De acordo com as normas impostas pela Fifa, ao menos 14 estádios deverão participar do torneio, enquanto o máximo é 20. Portugal já garantiu suas três opções em duas diferentes cidades, enquanto a Espanha tem 15 opções de estádios.