Tiago Nunes, que será o técnico do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro, viveu uma experiência similar a que a equipe carioca está tendo nesta temporada. O treinador estava no Sporting Cristal, do Peru, e perdeu o título nacional nas últimas rodadas da competição.
A equipe ficou na liderança em sete das 19 rodadas do Clausura Peruano e tinha tudo para se tornar o campeão. Apesar disso, uma queda de desempenho gerou maus resultados e o clube conseguiu apenas uma vaga na pré-Libertadores do ano que vem.
A equipe terminou em quarto lugar, com 36 pontos, três a menos que o Universitario, que conquistou o returno e também a competição ao bater o Alianza Lima, campeão do primeiro turno, na grande final.
Ainda assim, Tiago Nunes ganhou popularidade no Peru. Foram 15 jogos sem saber o que é derrota com o Sporting Cristal no Clausura. Os problemas vieram nos últimos oito jogos, quando conquistou apenas duas vitórias e nas quatro rodadas finais, acabou com duas derrotas que tiraram o clube da briga pela taça.
Botafogo vive situação parecida
O Alvinegro carioca vive uma situação parecida, que ainda pode ser evitada. Líder desde a terceira rodada, a equipe de General Severiano chegou a abrir 13 pontos de vantagem para os demais times. Pouco a pouco, essa ‘gordura’ foi diminuindo e hoje, caso vença seu duelo em atraso, o Fogão ficará um ponto a frente do Palmeiras.
Nos últimos seis jogos foram dois empates e quatro derrotas (sendo dois reveses onde a equipe vencia por, pelo menos, dois gols de vantagem, mas cedeu a virada). O próximo compromisso será diante do Fortaleza, no dia 22.
Se vencer, o Botafogo retorna a liderança. Qualquer outro resultado, tira o Alvinegro da ponta da tabela após mais de 30 rodadas.