A MLS (Major League Soccer) compartilhou aos torcedores na última sexta-feira (15), que deve acrescentar duas importantes regras na competição, com o intuito de diminuir a perda de tempo nas partidas, a partir da temporada 2024. As novas determinações foram aprovadas após uma reunião geral da liga, na última quinta-feira (14), dividindo opiniões nos bastidores.
A mudança de maior destaque foi colocada como “regra de tratamento médico fora de campo”. Assim, com a aprovação, todo atleta que ficar caído no gramado por até 15 segundos, terá que sair de campo, retirado pela equipe médica para receber atendimento fora do campo, ao menos por dois minutos. No entanto, a norma não será aplicada para determinadas situação.
A exceção será válida quando a possível lesão for gerada após uma falta que foi punida com cartão amarelo e/ou vermelho. A escolha da MLS deve gerar movimentações importantes entre os jogadores, até que a situação entre na realidade dos confrontos. No entanto, a seguinte regra também chega para evitar a enrolação que se tornou natural aos jogadores na hora da substituição.
MLS surpreende com a criação de novas regras
De acordo com informações compartilhadas pela liga, no momento em que o 4º árbitro apontar a placa com a substituição, o jogador escolhido para deixar os gramados terá no máximo 10 segundos para realizar a ação. No entanto, caso o atleta desconsidere a regra e fique mais tempo em campo, o profissional que vai entrar terá que esperar um minuto parado na beira do campo.
Assim, entrará para a substituição apenas na próxima paralisação feita pelo árbitro, algo que pode prejudicar a equipe e o planejamento do treinador. Também há exceções nesta regra, em caso de substituição de goleiro ou substituição por lesão. Em casos relacionados à questão física, o jogador tem que sair de maca ou carrinho.