A investigação em curso sobre a nacionalidade de Byron Castillo ganhou um novo capítulo. Um áudio divulgado pelo portal “Daily Mail” mostra uma investigação conduzida pela FEF (Federação Equatoriana de Futebol) em que o jogador teria assumido que é da Colômbia, e não do Equador, seleção que defendeu nas Eliminatórias.
O Chile não conseguiu a classificação para a Copa do Mundo 2022: ficou em 7º, com 19 pontos. O Equador ficou em 4º, com 24 pontos. No entanto, Byron Castillo jogou as duas partidas contra os Rojos, o que pode gerar a inversão dos pontos, eliminando o Equador e classificando o Chile da Copa.
Confira o interrogatório no áudio:
Investigador: Você, exatamente, quando nasceu?
Byron Castillo: Em 1995.
Investigador: E na identidade, qual é o ano?
Castillo: 1998.
Investigador: Seus nomes verdadeiros, quais são?
Castillo: Byron Javier.
Investigador: Byron Javier?
Castillo: Castillo Segura.
Investigador: Castillo Segura. Ok. Quantos irmãos são?
Castillo: Dois.
Investigador: Você e?
Castillo: Uma irmã.
Investigador: Ninguém mais?
Castillo: Ninguém.
Advogado: “a gravação valida tudo que dissemos”
O advogado brasileiro Eduardo Carlezzo, que está representando a Federação Chilena, se manifestou em entrevista ao “ge” e disse que adicionará o áudio à argumentação:
“Sabíamos que esse áudio existia, porque era claramente mencionado em documentos oficiais no Equador, mas desconhecíamos seu conteúdo. A gravação valida tudo o que dissemos desde o início deste caso. Claramente, isso agora precisa ser apresentado como evidência ao Comitê de Apelação da FIFA antes da audiência de quinta-feira”, disse.