José Roberto Guimarães será o novo coordenador técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei. O profissional aceitou o convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Além disso, vai seguir a frente da categoria adulta, onde está há mais de 20 anos.
A ideia é começar a preparar a equipe para os Jogos Olímpicos de 2024, 2028 e 2032. Em entrevista ao “ge”, José Roberto Guimarães falou sobre os desafios no novo cargo que assumiu.
“Estou feliz por poder ajudar e assumir essa coordenação. É um trabalho muito importante. E não vamos pensar só em ter atletas de voleibol. Precisamos dar oportunidades de vida, reafirmar a importância do estudo e moldar futuras cidadãs. Tenho uma relação forte com a base, sempre tive preocupação com essa área. É primordial investir cada vez mais para termos talentos aparecendo frequentemente. Só assim teremos uma formação técnica melhor, maior qualidade de fundamentos e a possibilidade de intercâmbio com outras seleções. Essa é uma preocupação que a CBV tem tido e que pretendemos fomentar cada vez mais“, afirmou.
De acordo com Jorge Bichara, técnico da CBV, a ideia da entidade ao escolher José Roberto Guimarães foi para criar laços entre as equipes profissionais e de base da Seleção Brasileira. O profissional poderá ajudar na transição de atletas entre as categorias.
O mesmo aconteceu no masculino, onde Bernardinho assumiu o cargo de coordenador técnico. Ele, no entanto, não ficará à frente da Seleção Brasileira masculina. Renan Dal Zotto, que ocupava o posto, pediu demissão. Dessa forma, a CBV deve anunciar um novo nome em breve.