Nobre atitude de Kimi Raikkonen salvou empregos na Fórmula 1

Quem é fã de Fórmula 1 e do automobilismo certamente deve se lembrar bem de Kimi Raikkonen. O finlandês, que recebeu a alcunha de ‘Homem de Gelo’, conquistou o Mundial de 2007 da categoria em uma decisão que é lembrada até hoje: afinal de contas, Raikkonen superou os rivais Fernando Alonso e Lewis Hamilton na classificação geral por apenas um ponto (110 a 109 de cada um dos pilotos da McLaren).

Então piloto da Ferrari, o finlandês acabou optando por dar uma pausa na carreira na Fórmula 1 ao final da Temporada 2009 para se aventurar em uma outra modalidade: a Nascar. Ele chegou a competir em alguns ralis, mas a saudade da Fórmula 1 bateu mais forte, e Raikkonen acabou voltando para se tornar piloto da tradicional Lotus.

O finlandês surpreendeu a muitos e acabou tendo uma volta bastante positiva para as pistas. Tanto é que na Temporada 2013, ele acabou terminando o Mundial de Pilotos na terceira colocação, atrás apenas de Hamilton (McLaren) e Alonso (Ferrari). No entanto, o que muita gente não sabia é que Raikkonen quase fez com que a Lotus decretasse falência.

Frio, Raikkonen salvou vários empregos na Lotus

Praticamente ninguém na equipe esperava que Raikkonen fosse ter um desempenho tão bom. Tanto é que, em seu contrato, estava previsto o pagamento de 50 mil Euros ao piloto por cada ponto conquistado. A informação foi confirmada pelo jornalista finlandês Heikki Kulta para o ‘The Real Kimi Raikkonen – uma perspectiva finlandesa do Homem de Gelo’, arquivo documental do piloto.

O problema é que, naquela temporada, o campeão mundial somou incríveis 390 pontos em duas temporadas, causando um verdadeiro prejuízo financeiro. “O chefe da equipe, Gérard Lopéz, certamente não esperava tal resultado e o acordo que ele fez para pagar € 50.000 por ponto quase levou à falência, com o bônus de pontos garantindo a Raikkonen € 19,5 milhões.”, lembrou Kulta.

Entretanto, ele acabou entrando em um acordo com a escuderia, aceitando receber 60% do valor que teria direito, já que a Lotus poderia ter que precisar demitir funcionários para arcar com a dívida. 

Após sair da Lotus, Raikkonen ainda voltou para a Ferrari e também correu pela Alfa Romeo até 2021, quando decidiu se aposentar de vez da Fórmula 1.