O Newcastle United está próximo de contratar o jovem gambiano Yankuba Minteh, do clube dinamarquês Odense Boldklub. O ponta de 18 anos seria a primeira contratação do clube para a temporada de verão e espera-se que ele seja emprestado na próxima temporada.
Ele foi deixado de fora da equipe do Odense que enfrentará o FC Midtjylland amanhã.
“É uma decisão difícil, mas, considerando os riscos e oportunidades neste caso, concluí que é a melhor decisão que ele fique de fora da partida contra o FC Midtjylland”, disse Bjorn Wesstrom, diretor esportivo do Odense.
Minteh estreou pelo Odense em setembro passado, marcando apenas cinco minutos depois de entrar como substituto. Em 21 partidas nesta temporada, ele marcou seis gols e fez sete assistências. Esta foi sua primeira temporada no futebol europeu, tendo chegado à Dinamarca vindo do clube gambiano Steve Biko FC no verão, um clube nomeado em homenagem ao ativista dos direitos civis assassinado.
Seu treinador no Odense é Andreas Alm, que também deu a estreia ao atual atacante do Newcastle, Alexander Isak, no AIK em 2016. Parte fundamental da estratégia de transferências do Newcastle sob o diretor esportivo Dan Ashworth é contratar talentos emergentes de todo o mundo.
Falando em janeiro, Ashworth disse: “(Estamos) buscando jogadores jovens e emergentes, fora do elenco de 25 jogadores, se o jogador certo aparecer. Acabamos de contratar Garang Kuol, por exemplo. Estamos sempre em busca desses tipos de jogadores para adicionar à profundidade de talento que temos no clube”.
Espera-se que Minteh siga um caminho de desenvolvimento semelhante ao do internacional australiano Kuol, que o The Athletic revelou em maio que será emprestado novamente na próxima temporada.