Manuel Neuer, um dos maiores goleiros da história do futebol, quebrou o silêncio sobre seu futuro após anunciar, na última quarta-feira (21), sua aposentadoria da seleção da Alemanha. Em entrevista ao portal “Kicker”, o jogador de 38 anos revelou que não pretende pendurar as chuteiras ao final desta temporada, mas deixou aberta a possibilidade de aposentadoria, dependendo do andamento dos próximos meses.
O contrato de Neuer com o Bayern de Munique vai até junho de 2025, e o ídolo bávaro afirmou que seu futuro no futebol será influenciado pela performance do time. “Se tivermos uma temporada de sucesso com a nova comissão técnica e com um novo ímpeto, significa que será divertido para mim também.”
“Se a diversão estiver presente, com certeza continuarei. Como todos sabemos, nunca se sabe o que vai acontecer. Mas não vou entrar na temporada com a ideia de dizer adeus depois”, declarou Neuer, demonstrando que a motivação para continuar depende de como o Bayern de Munique se sairá sob a nova direção técnica.
Sobre a decisão de se aposentar da seleção alemã, Neuer falou com sinceridade sobre o processo de reflexão que o levou a essa escolha. O goleiro explicou que, após sua grave lesão e a recuperação que se seguiu, seu foco estava em retornar à seleção. No entanto, a amarga eliminação na Eurocopa, realizada em casa, foi o ponto de virada.
“Estou muito bem com isso, porque é uma decisão consciente da minha parte. É claro que há um pouco de melancolia, mas ao mesmo tempo muito alívio. Não se toma uma decisão como esta da noite para o dia.”
“Durante este período, não houve um segundo em que pensasse no meu fim na seleção nacional. Isso só aconteceu quando estava de férias, depois da amarga eliminação na Eurocopa em casa”, revelou Neuer, destacando que está em paz com sua escolha. A possível continuidade de Neuer no Bayern e no futebol dependerá do desempenho e do ambiente da equipe nesta temporada.