No cenário do futebol espanhol, há um total de 496 equipes espalhadas pelas cinco principais categorias. Entretanto, dentre todos, apenas um se destaca ao apresentar performance invicta até agora, o Xerez CD. Participando do Grupo 10 da Tercera RFEF, o histórico time andaluz possui em sua bagagem uma temporada na Primeira Divisão, no ciclo de 2009-2010.
Para se ter uma ideia da façanha do Xerez CD, até o momento, o time não sofreu nenhum gol em partidas oficiais de Liga. Tendo disputado sete jogos oficiais, a equipe andaluz acumulou cinco vitórias e dois empates, resultando em 17 pontos conquistados.
A resposta é simples: o Ciudad de Lucena é quem reina no topo. Com os mesmos pontos e partidas realizadas que o Xerez, o Ciudad possui um melhor coeficiente geral de gols, tendo marcado 10 e sofrido 3, proporcionando a eles um saldo de +7, uma unidade a mais do que o de Xerez, que é de +6.
Então, qual é o segredo do Xerez CD?
Essencialmente, o êxito em sua defesa intransponível deve-se ao trabalho coletivo. Evidentemente, é essencial atribuir o mérito aos dois goleiros do clube que até agora defenderam os postes. Inicialmente, Isma Gil assume a titularidade, mas acabou se lesionando nos estágios finais da segunda rodada (Xerez CD-Sevilla C), dando espaço para Antonio Santos. Nem Isma nem Antonio tiveram a necessidade de se curvar para recuperar a bola do fundo da rede até agora.
Os resultados das sete rodadas da Liga jogadas pelo Xerez CD até o momento foram: Córdoba B-Xerez, 0-1 (rodada 1); Xerez CD-Sevilla C, 1-0 (rodada 2); Xerez CD-Ceuta B, 0-0 (rodada 3); Cabecense-Xerez CD, 0-2 (rodada 4); Xerez CD-Cartaya, 1-0 (rodada 5); Conil-Xerez CD, 0-1 (rodada 6); e Xerez CD-Utrera, 0-0 (rodada 7).