Após o revés em 2 a 1 para o Fortaleza, na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos confirmou junto ao torcedor, na Vila Belmiro, o seu primeiro rebaixamento à Série B da história. A queda surge de maneira completamente decepcionante ao torcedor, tanto que o clube decidiu não utilizar a camisa 10, marcada por Pelé, enquanto estiver em compromisso na Segunda Divisão.
No entanto, se tratando de uma possibilidade para inúmeros clubes, o Santos não está sozinho em um rebaixamento inédito. Desde que começou a atuar pelo Campeonato Brasileiro em 2014, o Tombense nunca havia proporcionado a decepcionante queda. Contudo, encerrou a participação na Série B da atual temporada, na 18ª posição. A expectativa é que retorno logo no próximo ano.
Outro clube que também proporcionou o seu primeiro rebaixamento foi o Altos (PI), após três anos competindo pela Série C do Campeonato Brasileiro. Contudo, a equipe concretizou sua queda na 17ª rodada em 2023, após triste derrota para o Brusque (SC). Os deslizes não param por aí, incluindo a atuação da equipe do Manaus (AM), que caiu para a Quarta Divisão.
Santos garante queda no Brasileirão Rei
Após quatro anos atuando pela Série C do Campeonato Brasileiro, o clube confirmou o seu primeiro rebaixamento, após empatar em 0 a 0 junto ao Figueirense, logo na última rodada da primeira fase do torneio. Assim, o Pouso Alegre aparece para encerrar a lista, retornando à Série D do Brasileirão. A queda acontece menos de um ano de seu retorno à Terceira Divisão.
O placar que confirmou o rebaixamento do Pouso Alegre foi o revés longe de seus domínios, em 2 a 0, para o América RN, pela 17ª rodada. A situação do Santos parece se desdobrar de maneira mais decepcionante, especialmente por ter acontecido no ano do Brasileirão Rei, feito em homenagem ao ídolo do Peixe, que faleceu ao final da temporada passada.