Na última quarta-feira (8), o América-MG recebeu o Coritiba na Arena Independência, e mesmo com a vantagem de atuar em casa, acabou sofrendo uma derrota por 3 a 0. Com o placar, o Coelho teve a queda para a Série B matematicamente decretada, na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro é o lanterna da competição, acumulando apenas 21 pontos.
Mesmo com a vitória importante sobre o América-MG, o Coritiba também caminha muito próximo de um rebaixamento. O Coxa segue como o vice-lanterna, acumulando 26 pontos, e de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe tem mais de 90% de chances de queda, algo que assusta o torcedor.
No entanto, mais alguns nomes já estão confirmados na Série B do Campeonato Brasileiro: o Amazonas (subiu da Série C), o Botafogo-SP (fica na Série B), Brusque (subiu da Série C), Ceará (fica na Série B), Paysandu (subiu da Série C) e o Operário-PR (subiu da Série C). No entanto, ainda da elite do futebol apenas o América conta com o rebaixamento matematicamente decretado até o momento.
Vagas para a Série B assustam torcedores do futebol brasileiro
Como exemplo, Ceará e Botafogo-SP atuam na Série B e não contam com a chance de acesso. Além disso, também estão distantes da possibilidade de rebaixamento, por isso, estão garantidos novamente em 2024. Considerando a chance de rebaixamento do Coritiba, ainda restam duas vagas para a Segunda Divisão. O campeonato ainda demonstra uma grande indefinição sobre o assunto.
Com as posições na tabela, as quedas possivelmente chegarão entre; Corinthians (40 pontos), Santos (38), Bahia (37), Vasco (37), Cruzeiro (37) e Goiás (35). Vale ressaltar que a Raposa ainda conta com um jogo a menos em relação aos adversários e pode correr atrás do prejuízo. O Timão pode se distanciar nesta quinta-feira (9), já que enfrenta o Atlético-MG em casa.