Muitos times ainda buscam reforços para o Brasileirão 2023

A Série A do Brasileirão já começou neste sábado (15). No entanto, mesmo com a competição iniciada, muitos clubes ainda buscam reforçar seus elencos visando a difícil disputa de 38 rodadas que seguirá até o fim do ano. A janela para transações internacionais se fechou em 3 de abril, mas os clubes ainda podem fazer transferências domésticas até 20 de abril e assinar com jogadores sem contrato (sem prazo para a janela).

No somatório, o setor ofensivo é o mais carente entre clubes da Série A. Ao todo, 12 equipes possuem mais necessidade de contratações para o ataque, sobretudo jogadores de velocidade.

Analisando por posição, pontas e atacantes velozes são os mais buscados pelas equipes da primeira divisão. Volantes e laterais completam a lista. A função menos carente entre o grupo dos 20 é a de goleiro.

América-MG, Athletico-PR, Cuiabá e Fluminense são os primeiros a fechar a participação na janela. Esses times não consideram reforçar as equipes até segunda ordem.

Antes da Série A começar, as equipes têm poucas lacunas para preencher e só vão ao mercado, no restante da janela, se houver uma oportunidade interessante ou eventual saída. A segunda janela de transferências será entre 3 de julho e 2 de agosto, já no meio do primeiro turno.

Analisando o somatório de carências, é possível montar uma lista com as posições mais procuradas/ necessárias entre os 20 do Brasileirão:

Pontas (jogadores de velocidade)
Volantes
Laterais
Zagueiros
Meias
Centroavantes
Goleiro

Os 20 clubes da Série A do Brasileirão estão reforçando seus elencos desde o fim da temporada passada, ainda em 2022. Todos fizeram ao menos uma contratação para a temporada 2023. Alguns, como o Vasco, por exemplo, apesar dos 14 reforços anunciados até o momento, o clube ainda tem algumas carências no elenco e vai aproveitar o prolongamento da janela de transferências para tentar supri-las.

Já o atual campeão Palmeiras, por outro lado, contratou pouco. Trouxe Richard Ríos para preencher a lacuna aberta após a lesão de Atuesta e também trouxe Artur, o ponta tão pedido por Abel Ferreira. O clube ainda tem uma carência: primeiro volante. O Verdão quer um meio-campista mais defensivo por conta da venda de Danilo, mas a tendência é de que novos reforços venham apenas na janela de meio de ano, quando o mercado internacional estará mais aquecido.