O Coimbra, clube da cidade de Contagem, em Minas Gerais, acionou a Fifa para cobrar uma dívida do Porto. O caso tem relação com a venda do meia Otávio para o Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, na última janela de transferências.
A equipe mineira alega que ainda não recebeu sua parcela da venda, que é de quase 13 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões).
Coimbra aciona a Fifa
Em agosto deste ano, o Porto vendeu Otávio para o Al-Nassr por 60 milhões de euros (R$ 320 milhões, na cotação da época). A quantia deverá ser paga em três parcelas anuais.
Dez dias após o pagamento da primeira parcela ao Porto, a equipe portuguesa ainda não repassou ao Coimbra o valor destinado ao clube. A equipe mineira era detentora de uma parte dos direitos econômicos do meia.
Otávio passou pelas categorias de base do Coimbra antes de se transferir para o Internacional. Após se destacar no Colorado, ele foi vendido ao Porto, onde se tornou um dos principais jogadores da equipe do técnico Sérgio Conceição na última temporada.
O treinador ameaçou deixar o comando do clube após o anúncio da venda do meia para o Al-Nassr. Otávio também disputou a última Copa do Mundo pela seleção portuguesa.
Diante desse cenário, o Coimbra entrou com uma ação na Fifa e a entidade máxima do futebol mundial deu até o dia 5 de dezembro para o Porto transferir o dinheiro. Caso isso não aconteça, o clube pode levar punições, como “transferban”.