Durante a votação das eleições gerais no último domingo (2), o ministro Alexandre de Moraes usou o jogo entre Inter e Corinthians, em 1976, como referência caso algum candidato conteste os resultados das eleições.
O ministro é torcedor do Corinthians e lembrou do duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O jogo em questão foi marcado por um gol polêmico do time gaúcho.
“Eu sou corintiano. Até hoje eu contesto a vitória do Internacional contra o Corinthians em 1976. Aquela bola que bateu na trave e bateu fora e foi dado gol. Eu contesto até hoje, só que eu fico com a contestação para mim mesmo. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral vai tratar quem contesta as eleições“, disse Moraes em entrevista no local em que votou.
Relembre o duelo entre Inter e Corinthians em 76
A partida, válida pela final do Campeonato Brasileiro, foi disputada no dia 12 de dezembro de 1976, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Mais de 84 mil torcedores se fizeram presentes para acompanhar a decisão.
E quem se deu melhor foram os donos da casa, que venceram por 2 a 0 com gols de Dario, aos 29 do primeiro tempo, e Valdomiro, aos 12 minutos da segunda etapa. Este último que causou a maior polêmica da partida.
Após cobrança de falta do jogador colocado e bola foi no travessão e quicou no chão e, para o juiz José Roberto Wright, fora do gol. No entanto, o bandeirinha correu para o meio, o que fez o árbitro mudar de ideia e validar o gol.
A confusão não ficou só por aí. Os corintianos também reclamaram fortemente de um gol supostamente mal anulado enquanto o duelo ainda estava empatado. No entanto, de nada adiantou a reclamação, o Inter venceu por 2 a 0 e conquistou o título brasileiro daquele ano.