Em uma rara entrevista, Lionel Messi confessou que se sentiu um idiota após sua controvérsia ao comemorar em direção ao técnico holandês Louis van Gaal na Copa do Mundo FIFA 2022. Situação que ocorreu durante o jogo das quartas de final, no qual a Argentina enfrentou a Holanda.
Esta partida histórica foi notável por várias razões; as tensões estavam altas, e o árbitro espanhol Antonio Mateu Lahoz chegou a distribuir 18 cartões amarelos e um vermelho. Entretanto, a cena mais memorável e controversa foi de Messi, ao celebrar um de seus gols com as mãos nas orelhas, olhando diretamente para Van Gaal. Segundo Messi, o gesto foi uma réplica às provocações do técnico holandês antes do jogo.
No entanto, o ídolo argentino admitiu que logo após a comemoração se arrependeu. “Inventei o ‘Topo Gigio’ [nome dado em homenagem a um personagem de desenho animado, uma comemoração de gol em que o jogador coloca as mãos nas orelhas como sinal de desafio a alguém] naquele momento. E me arrependi automaticamente”, confessou Messi, ao canal ESPN. “Assim que fiz, pensei: ‘Que idiota. Eles ainda podem empatar.’ Essas coisas costumam acontecer.”
E a partida seguiu em alto nível de emoção
A Holanda conseguiu empatar o jogo no tempo regular, levando a partida para a prorrogação. No entanto, o goleiro argentino Emiliano Martinez se destacou, realizando grandes defesas na disputa de pênaltis, assegurando à Argentina uma vaga nas semifinais.
No fim, a Argentina se consagrou campeã da Copa do Mundo FIFA 2022 após vencer a França nas penalidades na grande final realizada em 18 de dezembro. E mesmo passado quase um ano do torneio, as ações de Messi naquela partida contra a Holanda no Lusail Stadium ainda repercutem. E, sem dúvida, sempre serão lembradas como um dos momentos mais surpreendentes e intrigantes da história dos mundiais.