Na última quarta (7), o Inter Miami deixou o mundo do futebol de boca aberta ao confirmar a ida de Lionel Messi para o clube. O time pertence a Liga de futebol dos Estados Unidos, a MLS. Mas a situação na nova casa de Messi é desesperadora no campeonato da “terra do tio Sam”, o clube segura a lanterna da competição e está longe de maiores aspirações. E com isso fica a pergunta, Messi pode ser rebaixado com o Miami?
A resposta é não! Messi não corre esse risco por um motivo impensável de acontecer aqui no futebol brasileiro. A MLS não tem rebaixamento. Apesar da rápida expansão do futebol por lá, não há pressão por parte da liga para apoiar a implementação obrigatória do sistema de acesso e rebaixamento.
Pelo contrário, a liga é fortemente contra esse sistema, justificando sua posição com os consideráveis investimentos realizados pelos novos times que ingressam no campeonato a cada ano.
O alto nível de investimento é o motivo pelo qual o futebol nos Estados Unidos reluta em considerar a ideia de implementar a promoção e o rebaixamento neste momento, mesmo com o rápido crescimento da segunda divisão americana, a USL.
Time de Messi é lanterna nos Estados Unidos
Lionel Messi, que completa 36 anos no próximo dia 24, foi contratado pelo Inter Miami, tornando-se o terceiro clube da carreira do craque argentino. Vale lembrar que o time pertence a lenda do futebol inglês, David Beckham. Messi vai para os Estados Unidos após deixar o Paris Saint-Germain com o término de seu contrato de dois anos.
O Inter Miami está na 15ª e última posição da Conferência Leste da MLS em 2023, tendo conquistado apenas 15 pontos em 16 partidas disputadas. A equipe está seis pontos atrás do Charlotte FC, que ocupa a última vaga de classificação para os playoffs.
A campanha do Inter Miami é a terceira pior em toda a MLS, atrás apenas do Colorado Rapids e do LA Galaxy na Conferência Oeste. Além disso, o time atravessa uma sequência negativa de cinco derrotas consecutivas na competição.
Fundado em 29 de janeiro de 2018, o Inter Miami é o quarto time mais recente a se juntar à liga, ficando atrás apenas do Charlotte FC, Austin FC e St. Louis City. David Beckham é um dos proprietários do clube, tendo adquirido o direito de iniciar uma equipe ao assinar com o LA Galaxy em 2007, pagando o valor de 25 milhões de dólares. Além de Beckham, os empresários norte-americanos, os irmãos Jorge e Jose Mas, atuantes no setor de engenharia, também são proprietários do clube.