A conquista do penta foi uma das principais conquistas da Seleção na história, mas apesar das glórias, foi recheada de polêmicas, como a convocação de Ricardinho, do Corinthians, que entrou na vaga de Emerson, que acabou machucando o ombro e foi cortado antes da partida contra a Turquia. A escolha do meia do Timão foi muito contestada pelos torcedores que queriam a convocação de outros nomes.
Entre os principais nomes que ficaram de fora da Copa do Mundo de 2002 se destacam três principalmente: os meias Djalminha e Alex; e o atacante Romário, herói do tetracampeonato em 1994, mas Felipão optou por não convocá-los. Ricardinho foi o atleta escolhido e chegou a atuar em três partidas, sempre entrando como reserva no segundo tempo.
O jogador comentou recentemente sobre a convocação e relembrou a alegria de ter sido escolhido por Felipão, naquela conquista histórica. Ricardinho revelou em entrevista para o FIFA+ que foi o momento mais especial de sua carreira.
“Eu estava na missa. Estava na igreja quando o Emerson foi cortado e eu acabei sendo convocado. Quando eu saí, aí que recebi uma notícia da minha esposa. Em um primeiro momento, demora para cair a ficha. Tem aquele impacto inicial, depois abaixa a adrenalina da notícia, do momento, e aí você vai colocar as coisas no lugar, a cabeça no lugar, e foi um momento especial, sem dúvidas . Uma grande surpresa, mas um momento especial”, relembrou o ex-jogador.
O Brasil se sagrou campeão daquela edição com certa tranquilidade na campanha, batendo a Alemanha na final por 2 a 0 e desde então não conseguiu sequer chegar às finais do torneio.