Em sua coluna do ‘UOL’, o jornalista Mauro Cezar compartilhou uma notícia que pode gerar preocupação em relação à determinadas equipes do futebol nacional, como Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR. De acordo com o profissional, o futebol da Holanda (ou Países Baixos), determinará a proibição dos gramados sintéticos ao logo da temporada 2024/25.
Assim, as equipes terão que apresentar gramados naturais, ou até mesmo híbridos. Caso tenha resistência sobre o assunto, não serão aceitos nas inspeções. Vale ressaltar que a mudança nos estádios já está sendo feita. No total, há 18 times da primeira divisão do campeonato holandês, e apenas três deles ainda contam com grama sintética.
No entanto, como o prazo já está mais perto de acabar, a tolerância da Eredivisie CV (entidade que comanda o Campeonato Holandês) já caminha de maneira reduzida em relação à situação dos gramados. Vale ressaltar que há uma ajuda de custo das equipes que atuam nos torneios europeus (5% dos prêmios da UEFA) aos médios/pequenos.
Palmeiras segue realizando mudanças no gramado do Allianz
Assim, a quantia continuará sendo destinada ao projeto, no entanto, o prazo e a tolerância parece estar chegando ao fim na Holanda. O Palmeiras contou com problemas pontuais em relação ao gramado, que agora passa por manutenção. O composto termoplástico utilizado no Allianz Parque, agora será trocado por material orgânico de cortiça.
A WTorre garantiu ao Palmeiras que realizará a mudança até o dia 20 de fevereiro, determinando um planejamento inicial. Com uma data em mãos, é possível que o elenco perca os duelos contra o Ituano, no próximo dia 8, e diante do Corinthians, no dia 18 de fevereiro. A expectativa é que a equipe paulista retorne à sua casa contra o Mirassol, no dia 24.